Classificação Planetária Por Sect Ou Seita

Na Astrologia clássica uma das classificações atribuídas aos planetas, signos e áreas é a de polaridade.

Diurno e noturno são os sects, ou seitas, que moldam a funcionalidade do planeta. Sect ou seita pode ser entendido como divisões, mas também como agrupamentos de interesses afins.

Quanto aos planetas Sol, Júpiter e Saturno são diurnos, e Lua, Vênus e Marte são noturnos. Mercúrio é neutro, funciona bem nos dois sects. Nesta classificação exclui-se os planetas exteriores).

Em relação aos signos, os masculinos também são diurnos: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário; os femininos são noturnos: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio, e Peixes.

O Ponto de partida é identificar o sect (seita) do próprio mapa, para então classificarmos o planeta quanto ao nível de favorecimento ao nativo.

Quando o nascimento se deu depois do Sol nascer e até ele se por, dizemos que o mapa é diurno, e quando ocorre depois que o Sol se põe e até ele nascer novamente, o nascimento é noturno.

O alinhamento de um planeta com sua seita adequada é considerado favorável; ou seja, planetas diurnos são mais benéficos nos sects diurnos e posicionados em signos diurnos. Nesta condição dizemos que está “In Hayz”.

Em um nascimento diurno o Sol se posiciona acima da linha do horizonte, no sect diurno. Nesta condição, Júpiter e Saturno estando neste mesmo sect são mais favoráveis ao nativo, e Lua, Vênus e Marte abaixo da linha do horizonte, devendo levar em consideração as demais análises sobre o planeta (signo, casa, aspectos).

Em um mapa noturno, o Sol se posiciona abaixo da linha do horizonte, então Júpiter e Saturno são mais favoráveis abaixo do horizonte, e Lua, Vênus e Marte acima.

Neste mapa de exemplo, o Sol está posicionado abaixo do horizonte (a linha do ascendente é a linha do horizonte). É um mapa noturno. Pense no gráfico como o céu. O que está acima do horizonte é visível, e o que está abaixo não. Assim, Júpiter e Saturno seriam mais favoráveis neste mesmo sect, e em signo também diurnos (masculinos). Júpiter está abaixo do horizonte, mas em signo feminino (noturno), e Saturno acima do horizonte, sect noturno, e em signo noturno. Ambos não estão In Hayz, o malefício de Saturno pode ser mais percebido pelo nativo, tanto como o benefício de Júpiter pode ser percebido de maneira menos favorável.

Marte está no sect diurno, no mesmo sect que o Sol, e em signo noturno. Também não está In Hayz, e seu malefício pode ser mais intenso. Vênus no sect diurno e em signo diurno, totalmente fora de seu ambiente natural, atribuímos ao termo “Ex Cond” ou contenção.

Em resumo, In Hayz é o termo geralmente aplicado quando a natureza planetária concorda com sua colocação por hemisfério (por si só denominado halb, ‘metade’), e por signo. Em condições totalmente opostas está “Em contenção”.

Aliando estas informações à classificação por dignidades essências e acidentais, temos um panorama bem sólido das condições representadas por um planeta no conjunto de um mapa.

Related Posts

Leave Your Comment